terça-feira, 12 de março de 2013

Igreja nas Casas ou Casa uma Igreja?



Igreja nas Casas
Quando descobri que Igreja não era um prédio isso mudou minha vida, já era um dito cristão, mas vivia uma vida sem compromisso com Deus e o evangelho. Não só pela falta de entendimento, mas por falta de vergonha na cara mesmo. Claro que a falta de entendimento também nos leva a uma falta de responsabilidade.
O que mudou então quando entendi que pessoas eram a igreja e não um prédio? Digo que tudo mudou, pois agora o lugar sagrado não é aquele que frequentamos domingo, mas sim nossas vidas, santo não é o “santuário”, mas eu. Agora tenho necessidade de ter reverência demonstrada na minha vida, não só me comportar bem em uma reunião.
Outra questão importante foi quando comecei a ler as escrituras e alguns livros e ver que as reuniões da Igreja não precisavam ficar limitadas a um dia da semana em um lugar especial. Assim com os primeiros discípulos a igreja poderia se reunir publicamente e de casa em casa.
Isso foi fantástico igreja em uma casa, pessoas que compartilham da mesma fé juntas e buscando ao seu Deus em suas casas, abrindo seus corações, orando por questões comuns, desfrutando de uma amizade verdadeira que não está limitada a um dia da semana, aprendendo a criar seus filhos, lidar com suas fraquezas, podendo demonstrar quem são de verdade, sem capa de religiosidade, que maravilha.
Aí vem a primeira decepção, começo a perceber que muitos irmãos que se dizem igreja não vivem como igreja e tratam o lugar de reunião como igreja, mesmo sem dizer que aquele lugar é igreja.
Então vem a segunda decepção mais irmãos que levam para as casas o mesmo protocolo de um culto convencional só que substitui a oferta pelo lanche no final. O resto é tudo igual.
Não sei se dá vontade de rir ou chorar…
Graças a Deus pela sua misericórdia que nos suporta e nos ensina cada dia a nos parecer mais com seu filho Jesus, igreja nas casas, igreja tradicional, igreja orgânica, igreja emergente, igreja missional, igreja comunidade, sem nome, com nome, denominação, movimento, blá blá blá.
Tenho chegado à conclusão de que o que importa mesmo é o cumprimento da missão ser e fazer discípulos.
Cumprir o propósito eterno de Deus de sermos uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus para glória de Deus. Discipular e transformar as nações tocando e influenciando cada aspecto de nossa sociedade com o evangelho do Reino.
Porque dele, por meio dele, Para ele são todas as coisas.
Que possamos nos abrir para que o Espírito Santo e nossos irmãos cooperem para transformar nossa essência por que a forma, na boa, pouco importa. O que importa realmente é o conteúdo, acredito que o conteúdo molda nossa forma e não o contrário. Uma questão em relação à forma, acredito que ela precisa ser flexível bastante para não impedir o avanço do Reino.
Tire suas próprias conclusões.
No amor de Jesus,

Fonte: http://reinoesacerdote.com/tag/igreja-organica/

3 comentários:

  1. Caros,
    O Senhor determinou que devemos amar a Ele sobre todas as coisas. Ocorre que, segundo 1 João 2:4-5, amar a Deus significa guardar os Seus mandamentos, entre os quais estão aqueles que foram revelados pelo Espírito Santo, nas cartas dos apóstolos (1 Co 14:37).
    Assim sendo, eu gostaria de saber como essas "igrejas em casa" cumprem 1 Timóteo 3?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido irmão, sei que talvez não tenha a melhor resposta, porém quero arriscar.
      Penso eu que qualquer modelo poderá ser viável e nenhum cai em contradição com o que Cristo Jesus ensinou, cada contexto deve determinar o modelo.
      Acontece que a maioria das instituições querem ter monopólio da forma e do ensino e ao meu ver tropeçam aí, pois com seu modelo "reformado" deformam o corpo, fazendo com que muitos membros deste corpo se atrofiem.exemplo: apenas alguns trabalham enquanto a maioria são apenas expectadores.
      Quanto a TM 3, não há problema algum quando Deus estabelece líderes no seio da igreja onde quer que ela esteja reunida com o propósito de edificá-la, está é uma promessa e não um mandamento...ali apenas dá aos candidatos por assim dizer, as características que devem acompanhar caso aja chamados. Sendo assim não vejo problema quanto aos modelos, eu mesmo me reúno aos Domingos e quarta feira em um salão e também me reúno com outros irmãos em outros locais onde aprendemos e somos edificados em amor.
      Naquele que é a Cabeça da Igreja. Irmão Wagner- Cotia/SP

      Excluir
  2. Boa noite vcs estão em Salvador BA
    Pode informar
    Obrigado

    ResponderExcluir

Postagens populares